quarta-feira, 8 de Maio de 2024  12:41
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Tarte de Maçã

Tarte de Maçã

Bate-se a margarina até ficar em creme, adicionando-se aos poucos o açúcar, os ovos, a raspa de limão e o sal. ...
» ver mais receitas


EVENTOS


MÚSICA

imprimir resumo

Sociedade Musical Gouveense “Pedro Amaral Botto Machado”

Sociedade Musical Gouveense “Pedro Amaral Botto Machado”


dia 9 de Março pelas 17:00/ ano 2008

Teatro Aveirense


A Sociedade Musical Gouveense “Pedro Amaral Botto Machado” é um corolário da implantação da Republica em Portugal. No dia 5 de Outubro de 1911 festejava-se o primeiro Aniversário da implantação da Republica em Portugal e
a festejar o acontecimento histórico, alguns filarmónicos de uma banda já existente na altura (Sociedade Euterpe) manifestaram vontade de vir para a rua executar o Hino Nacional. Tendo sido a sua pretensão recusada pelo regente, esses mesmos filarmónicos, dirigiram-se ao ensaio, arrombaram ao porta e tiraram alguns instrumentos, para assim poderem percorrer as ruas da Gouveia tocando “A Portuguesa”.

Entretanto, o republicano Pedro Amaral Botto Machado, grande benemérito de Gouveia, tendo conhecimento do que se tinha passado, dirigiu-se aos músicos, felicitou-os e sabendo que eles tinham pensado formar uma banda, convidou-os a continuar. Tendo obtido resposta afirmativa por parte de todos, de imediato mandou fazer um fardamento e adquiriu o instrumental completo para a banda. Contratou então o primeiro regente profissional que se chamava Carlos Pinto, que era um Maestro de reconhecido valor. Foi assim fundada a Sociedade Musical Gouveense, que coexistiu durante muitos anos, com a Sociedade Euterpe, sendo sempre notória a rivalidade entre as duas filarmónicas locais.

A banda filarmónica começou com apenas dezoito elementos, mas dado na altura Gouveia ser uma com zona bastante indústria de Lanifícios e não existindo locais para a ocupação dos tempos livres, não foi difícil conseguir arranjar mais meios humanos. A partir de então, passou a banda filarmónica a dar periodicamente concertos de boa música, que o povo de Gouveia começou a apreciar, dado que, até aí, a mesma era desconhecida pela população.

Em virtude de ser uma banda fundada por um republicano, durante bastante tempo teve dificuldades em se impor, mesmo a nível autárquico, já que, quando foi adquirido primeiro fardamento, a autarquia não autorizou a colocação do brasão de Gouveia no braço esquerdo do casaco.

A banda filarmónica da Sociedade Musical Gouveense “Pedro Amaral Botto Machado” é actualmente composta por cerca de 50 elementos e a sua escola de música frequentada por cerca de 40 alunos. A Banda filarmónica tem actuado em Espanha e em vários pontos do nosso País. Com inúmeros concertos efectuados, tem ainda participado em cerimónias oficiais, festas religiosas, bem como em festivais de bandas de música civis. Foi a única banda do Distrito da Guarda escolhida pela Delegação Regional de Cultura para as duas edições (2006 e 2007) da iniciativa “Bandas em Concerto”, que procurou reunir as melhores bandas da Região Centro.

Como coordenador musical, a Sociedade Musical Gouveense conta actualmente com o Professor Helder Abreu.


Mais informações:
www.teatroaveirense.pt
« Voltar

O Portal d'Aveiro não se responsabiliza por eventuais alterações ou falhas na programação dos eventos culturais listados

Se deseja promover eventos no Portal d'Aveiro contacte agendacultural@aveiro.co.pt

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®